Friday, November 03, 2006

Revista de Imprensa (actualizada às 18 horas)

Press Release da Tempestade

Mau tempo: Mês de Outubro segundo mais chuvoso desde 1990O passado mês de Outubro foi o segundo mais chuvoso desde 1990 e o quarto desde 1931 e os valores médios da temperatura do ar foram superiores em todo o território, anunciou esta sexta-feira o Instituto de Meteorologia (IM).
O IM classificou o mês de Outubro de «extremamente chuvoso em quase todo o território», à excepção do Sotavento Algarvio, onde foi chuvoso.
Fonte do Instituto de Meteorologia (IM) adiantou à agência Lusa que o mês de Outubro de 1993 foi mais chuvoso desde 1990 e o de 1960 foi o que registou mais precipitação desde 1931.
De acordo com o IM, em Portalegre e Guarda, o mês de Outubro foi o «mais chuvoso desde 1941», tendo ultrapassado os maiores valores anteriormente registados.
«Os valores diários da quantidade de precipitação foram em geral muito altos, correspondendo entre 75 e 150% do valor médio mensal, em particular nas regiões do Norte e Centro», refere o IM em comunicado.
Segundo o índice meteorológico da seca, o território nacional estava, a 31 de Outubro, em situação de chuva fraca e chuva extrema, tendo terminado a situação de situação de seca fraca na região Sul.
Os valores médios da temperatura média e mínima do ar em Outubro «foram superiores aos valores médios» em todo o território, enquanto a temperatura máxima na região do interior Norte e Centro apresentou «valores médios inferiores ao respectivo valor normal», salienta.
O IM salienta ainda que foram verificados valores altos da temperatura do ar, em particular a partir do dia 26 de Outubro.
O IM registou hoje dois picos de precipitação nas estações de Alvalade, Santiago do Cacém e de Vila Real de Santo António.
As fortes chuvadas que caíram durante a madrugada de hoje inundaram vias de comunicação e habitações na freguesia de Abela, Santiago do Cacém, e terão causado centenas de milhares de euros de prejuízo, de acordo com o presidente da câmara local.
Também no Sotavento Algarvio, as chuvas durante a manhã de hoje causaram inundações em Vila Real de Santo António, Castro Marim e praias de Altura e Vila Nova de Cacela, além de condicionarem o trânsito.


Diário Digital / Lusa

in: Diario Digital

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não há notícia de que Portugal tenha sido atingido, neste sábado, por algum desastre natural, mas na zona Centro choveu tanto que a água conseguiu destruir a Linha do Norte. Estamos a falar daquele que é o principal eixo ferroviário do país, ligando Lisboa e Porto por duas vias. É uma linha que tem sido alvo de investimentos de milhões e milhões de euros, com derrapagens financeiras sobre derrapagens financeiras, para além das derrapagens no tempo de execução das obras. Pelo que vimos na televisão, junto ao túnel de Fátima (na imagem), a terra que estava por baixo dos carris foi levada pela força da água. Aparentemente, a água acumulou-se até que encontrou facilidades e acabou por passar debaixo das duas linhas. A circulação ferroviária está suspensa. Agora, ocorre perguntar: o dinheiro dos contribuintes destinado à modernização da Linha do Norte foi mesmo bem aplicado?... Isto é, as obras foram bem feitas?...

6:31 AM  

Post a Comment

<< Home