Wednesday, November 01, 2006

Descubra as diferenças...




"Pão Por Deus" ou "Halloween"

Criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo, o Halloween foi uma festa inventada para marcar o fim oficial do Verão.
Assinalava-se assim o início do novo ano, o fim das colheitas, a renovação das leitas, o regresso dos rebanhos e o armazenamento das provisões para o Inverno.
A festa tinha mesmo vários nomes – como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol.
Acabou por ficar Halloween, adaptada de «All Hallows Eve», que significa véspera do Dia de Todos os Santos e é comemorado a 1 de Novembro.
Segundo a lenda conta-se que as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria.
Faz também parte da tradição nesta noite, andar vestido com fantasias de criaturas assustadoras de modo a afugentar os espíritos que à solta povoam as nossas vidas.

O Pão Por Deus...

A tradição no nosso país é bem diferente. O costume é, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saírem à rua em pequenos grupos para pedir o «Pão por Deus».
Depois de correrem toda a vizinhança, regressam a casa com os seus sacos de pano cheios de frutos, bolachas, rebuçados, castanhas e nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o «Dia dos Bolinhos». Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos – que é a homenagem do Dia de Finados, assinalado no dia seguinte, dia 2 de Novembro.
Neste dia é também costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados.

(Texto baseado na no artigo "Bruxas à Solta" da Revista Visão - 13 de Outubro de 2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home