Thursday, October 18, 2007

Ir à Feira de Castro...


É tradição (de 19 a 21 de Outubro)
em Castro Verde
De 19 a 21, a luz de Outono ilumina as gentes que se cruzam, neste encontro ao Sul. Aquele, que ao longo dos anos “tem movido esta romaria de gente embalada pela cadência do Outono."Junte ao passeio o cheiro do polvo assado, o toque suave do algodão doce, mas também o cante alentejano, o som da Campaniça, o ar de festa das filarmónicas. Este ano, na noite de sexta-feira, 19 de OUTUBRO, sobem ao palco do CINE-TEATRO MUNICIPAL “Os Ganhões”, as “Adufeiras de Monsanto” e “Maio Moço”, num espectáculo que se intitula “ENCONTRO NA FEIRA”.
É já no terceiro fim-de-semana de Outubro, nos dias 19, 20 e 21, que Castro Verde vive mais uma grande Feira de Castro. Esse encontro de gentes e local de negócio, de reunião e de convívio. De alegria e de tradição.
***ENCONTRO NA FEIRA:
"Os Ganhões"Representando o cante tradicional alentejano, “Os Ganhões” abrem o espectáculo. O encontro da tradição que este ano vem à Feira de Castro. O seu cante é um hino à terra.
"Adufeiras de Monsanto"O espectáculo das “Adufeiras” consiste numa recriação de várias manifestações tradicionais como o trabalho, a religião, o amor e a fertilidade.
"Maio Moço"Grupo de música tradicional que luta pela preservação do folclore e do património musical português. Uma junção de instrumentos típicos que criam uma sonoridade única.
***ARRUADA DE BANDAS FILARMÓNICAS pelas ruas de Castro Verde, para fechar amanhã e a abrir a tarde, a Banda Filarmónica 1º de Janeiro e outras bandas suas convidadas animam as ruas da Feira.PRAÇA DA REPÚBLICA E RUAS DA FEIRA20 OUT. 11h00 e 14h00
***RANCHO FOLCLÓRICO DA SERRA DO CALDEIRÃO - CORTELHA. Este ano, vindo de Salir, concelho de Loulé, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão traz um pouco da tradição do interior algarvio. Cada par do grupo representa uma profissão que ao longo do tempo constituiram o suporte económico desta zona, em especial o tirador de cortiça ou o apanhador de medronho.
*** PLANÍCIE A CANTAR - DESFILE DE CORAIS. Os grupos corais animam a tarde de sábado num desfile pelas ruas, homenageando o cante rural alentejano, celebrando a vida, a planície e o trabalho no campo.
*** XVII ENCONTRO DE TOCADORES DE VIOLA CAMPANIÇA E CANTADORES DE DESPIQUE E BALDÃO. Para que a tradição não se perca, este ano volta a realizar-se o encontro que junta ao cante ao desafio, o som da viola campaniça.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home