Wednesday, September 05, 2007

Noite: Cinema Fora de Casa...

...em Odemira





Traga um banco de casa e venha ao cinema ao ar livre em Odemira”. Este é o convite que António Feliciano, conhecido projeccionista de cinema ambulante do concelho de Odemira, lança a toda a população, para ir ao cinema no Adro da Igreja, na próxima noite de 9 de Setembro.
O objectivo é recordar a tradição antiga de projecção de filmes ao ar livre nas mais recônditas vilas e aldeias do país, garantido o acesso da população à chamada 7ª arte.
A sessão de cinema ao ar livre terá início às 21.30 horas, sendo o acesso livre, com a única condição de cada espectador levar de casa a respectiva cadeira ou banco, como era costume há várias décadas atrás.
Com esta iniciativa, que conta com o inteiro apoio do Município de Odemira, António Feliciano pretende homenagear o cinema, a arte à qual tem dedicado toda uma vida de trabalho. Natural de Sabóia, António Feliciano cedo se apaixonou pelo cinema, a que teve acesso através do cinema ambulante que também ia à sua aldeia.
Desde 1961 que projecta filmes junto das comunidades locais e o seu empenho pelo cinema levou-o a construir, em Vila Nova de Milfontes, a primeira sala de cinema do concelho de Odemira - o Cine-Teatro Girassol.
Esta iniciativa vai ser alvo de reportagem por parte da RTP 2, com vista à produção de um documentário sobre o cinema ambulante. (fonte: Munícipio de Odemira)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home