Thursday, February 01, 2007

S.O.S. ao Nosso Património


Festival Terras sem Sombra em Almodôvar


Música num monumento esquecido
chama a atenção para o abandono do mundo rural
(foto: Igreja Matriz de Santa Cruz; fonte: sítio Câmara Municipal)


A igreja matriz de Santa Cruz, no coração da serra que une o Alentejo e o Algarve, recebe um concerto de flautas com repertório de obras de Manuel Rodrigues Coelho, Pedro de Araújo, António Carreira e outros compositores portugueses do século XVII.
Próximo dia 3 de Fevereiro, concerto integrado no 3.º Festival Terras sem Sombra - Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo
Unir a música, o património e a paisagem é o fio condutor de um projecto que promove o interior.

Porquê na Igreja Matriz de Santa Cruz?

Segundo o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja: " o declínio do mundo rural, com o despovoamento que acarreta, está a conduzir ao abandono de parte considerável do património religioso português. Só no Baixo Alentejo, são mais de meia centena as igrejas, capelas e ermidas de grande valor cultural que se encontram hoje sem uso permanente – ou mesmo sem qualquer espécie de uso. Algumas delas estão classificadas pelo Estado como monumentos nacionais ou imóveis de interesse público, encerram verdadeiros tesouros de arte e constituem referências de primeira ordem para o conhecimento do nosso passado e da nossa identidade cultural."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home