Tuesday, November 28, 2006

Memória

Mário Cesariny: a pena capital que escreveu o cadáver esquisito

Fechou os olhos ao mundo mas o mundo não mais fechará os olhos à sua obra. Mário Cesariny de Vasconcelos sucumbiu ao cancro na madrugada de 26 de Novembro de 2006, deixando um amplo manancial de textos, desenhos, pinturas e, acima de tudo, atitudes, que o consagram como um dos mais válidos artistas do panorama contemporâneo português.
Já muito se disse sobre a sua obra, sobre a sua vida, sobre a postura que norteou a sua presença nos meios intelectuais e criativos da sua geração. Não será demais dizer que Cesariny, Mário Cesariny de Vasconcelos foi um dos grandes poetas portugueses.

Nasceu em Agosto de 1923, filho de pai beirão e mãe espanhola. Cesariny era um homem livre, como disse Manuel Alegre, na hora da sua partida, cá deste mundo, da convivência dos numerários. Alfacinha, nado na Damaia (por mero “acidente”) e criado na Rua da Palma, viaja para Paris em 1947, onde trava conhecimento com André Breton, figura máxima do surrealismo. Nada será como antes. A sua verve transpira nas cumplicidades. Em “Being Beauteous”, poema de 1957 inicialmente incluído em “19 Projectos de Prémio Aldonso Ortigão / Poemas de Londres”, uma epígrafe atesta: “Ao Luiz Pacheco, poeta da cama”. Do mesmo Pacheco, “Comunidade”, de 1964 (numa 6ª edição de 1980), ostenta a resposta, idêntica epígrafe: Ao Mário Cesariny de Vasconcelos, Poeta do Corpo. “Being Beauteous”, incluído posteriormente no livro “Pena capital” perderá a epígrafe.
Eles lá sabem porquê.
Ainda em 1947 integra o Grupo Surrealista de Lisboa, do qual fazem parte Alexandre O"Neill, António Domingues, António Pedro, Fernando de Azevedo, João Moniz Pereira, José-Augusto França e Marcelino Vespeira. Um ano depois abandona o Grupo Surrealista de Lisboa e funda Os Surrealistas, grupo formado por António Maria Lisboa, Carlos Eurico da Costa, Cruzeiro Seixas, Fernando Alves dos Santos, Fernando José Francisco, Henrique Risques Pereira e Pedro Oom.
“Afinal o que importa não é a literatura
nem a crítica de arte nem a câmara escura
Afinal o que importa não é bem o negócio
nem o ter dinheiro ao lado de ter horas de ócio
Afinal o que importa não é ser novo e galante
– ele há tanta maneira de compor uma estante
Afinal o que importa é não ter medo: fechar os olhos
frente ao precipício
e cair verticalmente no vício.”

Foi grande na pintura, na escrita, na cidadania (ele que, homossexual convicto e assumido, muito sofreu às custas da polícia política, ainda por cima antifascista, isso já era demais, clamavam alguns…), na força com que viveu e fez viver.
Muito, muito mais se poderia dizer sobre este grande artista, grande homem e significativo criador de xamânicas visões literárias. Não será inocente que todos os prémios que recebeu tenham sido atribuídos nos últimos anos da sua vida (2002 - Grande Prémio EDP, Fundação EDP; 2005 – Prémio “Vida Literária” – Associação Portuguesa de Escritores; 2005 -Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, entregue pelo presidente da República Dr. Jorge Sampaio). É tão bom ter um rebelde para exibir. “Quem caminha aprende que toda a caminhada expõe a cair, mas, para nós, a queda vale mais do que a segurança de estar parado” (in “A Afixação Proibida”).
Ao contrário do nome que designa os textos feitos de combinações aleatórias ou ao gosto da sorte, o cadáver de Mário Cesariny de Vasconcelos nunca seria esquisito. Muito menos atrofiado. Porquê? Porque como se lê em “Autoridade e Liberdade são uma e a Mesma Coisa”, folha volante distribuída em 1958, “do cadáver dum homem que morre livre pode sair acentuado mau cheiro – nunca sairá um escravo”.

João Morales
A Antena Miróbriga quer agradecer a amabilidade de João Morales
João Morales é Director da Revista "Os Meus Livros"

Monday, November 27, 2006

O Resultados do nosso Inquérito


A montra do Pai Natal

Quando a pergunta é:
O que deve possuir uma boa montra de Natal....
As respostas dos nossos "ouvintes" foram as presentes no quadro acima. Mais vamos às interpretações.

A nossa questão prendia-se com o que derá ter uma boa montra de Natal?
Se é certo que cada vez mais é necessário conceber formulas para chamar a atenção do cliente para o comércio tradicional, esse mesmo trabalho poderá começar pelo nosso "cartão de visita", que é a montra do nosso estabelecimento.
E as respostas do publico à questão que lhes foi proposta são as seguintes. Do nosso universo de inquiridos que aceitaram o desafio, a esmagadora maioria ou seja 64%, responderam que um boa montra de Natal deverá ter "artigos alusivos à quadra"; 18% dos respondentes prefere uma "decoração mais colorida", para uma boa montra de Natal. Para 9% dos respondentes, as opiniões de que uma boa montra deve "possuir os artigos mais vistosos" ou "apenas os melhores artigos", foi opção para apenas um indivíduo respectivamente, do total do universo.
Finalmente a opção de uma boa montra "ter mais variedade de artigos" não obteve nenhuma referência.
Conclusões possíveis de retirar desta pequena análise poderá mesmo ser a de que uma boa montra de Natal deve captar a atenção do cliente mais pelos artigos alusivos à quadra natalícia, do que propriamente pelos artigos ou pela mercadoria que pretende comercializar.

Obrigado a todos aqueles que colaboraram nas respostas à nossa questão.

Saturday, November 25, 2006

Revista de Imprensa (25 de Novembro)


Grândola: BT detêm 2 indivíduos por assalto a área serviço

A Brigada de Trânsito (BT) de Grândola deteve hoje de manhã junto à Ponte 25 Abril, em Almada, duas pessoas por assalto a uma viatura e a uma área de serviço em Almodôvar, revelou fonte da BT.
De acordo com a BT, a detenção dos dois homens, com cerca de 30 anos, ocorreu após uma perseguição na auto-estrada do Sul entre Grândola e o acesso à Ponte 25 de Abril, em Almada.
O carro foi roubado na zona de Aveiro e a Brigada de Trânsito de Grândola actuou depois de ter recebido o alerta do assalto à área de serviço de Almodôvar, adiantou a fonte.
Os dois detidos vão ser segunda-feira presentes ao tribunal de Almodôvar.
Diário Digital / Lusa

in: Diário Digital

Friday, November 24, 2006

Grândola está na Moda


Visite Grândola...

Ofereça-se um dia maravilhoso visitando o Alentejo

Este é o tema da mensagem inclusa no panfleto que apareceu recentemente em milhares de caixas de correio de Lisboa e arredores

Quarta-feira dia 10 de Janeiro de 2007 é o dia marcado para a partida da viagem...

Vamos pois receber condignamente os nossos visitantes...

Tuesday, November 21, 2006

Antecipamos as preocupações

Uma questão de montra...

Esta semana a nossa pergunta pretende ajudar a dar resposta às perguntas de quem tem que antecipar as peocupações de Natal.

O nosso desafio para incentivar as Vossas resposta será:

O que deverá uma boa montra de Natal possuir?
As respostas deverão ser dadas até ao próximo dia 27 de Novembro.

Os resultados da semana


Participou ou não?

E a pergunta que tinhamos deixado à consideração dos nossos "ouvintes" foi a seguinte:

Manifestou a sua opinião no Orçamento Participado do Município de Santiago do Cacém?

Ou seja a propósito a inicitiva de chamar a população a participar na elaboração do Orçamento Autarquico, quisemos saber se as pessoas que nos lêem tinham realmente participado...

E os resultados obtidos estão presentes no quadro que aqui deixamos.
De um universo de 10 votantes, temos que apenas 10% dos inquiridos responderam afirmativamente que tinham expressado a sua opinião e participado efectivamente nesta iniciativa. 40% dos votantes consideraram que gostariam de ter participado mas não tiveram oportunidade de o fazer. A mesma percentagem de individuos afirmou não ter tido qualquer informação sobre o assunto, enquanto que, 10% afirmou não ter conhecimento de como poderia ter participado.
Dado curioso aferido é que nenhum dos votantes considerou que: por ter considerado que a sua participação seria inutil não teria tido incentivo a participar.

Obrigado a todos os que votaram em mais esta nossa inicitiva de fazer perguntas motivadas pela nossa "curiosidade".

Monday, November 20, 2006

A formação da Lagoa de Santo André


"Os ecossistemas naturais", conferência na Lagoa de Santo André

"Antes de ser lagoa, foi estuário". Aquela que hoje conhecemos por Lagoa de Santo André é o resultado do encontro de duas ribeiras - Cascalheira e Areal -, que na zona baixa formaram uma lagoa com ligação ao mar, daí a "mistura de água doce e salgada", revelou o biólogo António Antunes Dias durante a conferência "A evolução natural na formação da Lagoa de Santo André", que decorreu no Monte do Paio, costa de Santo André.

O investigador na área das pescas e aquicultura e ex- presidente da Reserva Natural do Estuário do Sado participou com entusiasmo em mais uma iniciativa promovida pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE), no dia 11 de Novembro.

No entanto, revelou alguma preocupação face ao futuro destas zonas húmidas que "tendem a desaparecer". A razão prende-se com "a força das duas ribeiras que estão na origem da sua formação". Segundo o especialista "quando enfraquecem e deixam de ter força para impedir a ligação do mar, a lagoa fecha-se e tende a desaparecer". "As ribeiras trazem sedimentos e argila. Muitos têm peso e vão ao fundo, outros ficam a boiar, e são esses que adquirem cargas condutoras do liquído onde se encontram, que atraem as partículas e formam uma matéria mais pesada para ir ao fundo que acaba por formar uma lagoa", explicou.

No entanto, a abertura da lagoa ao mar, em Março, atrasa a sua evolução natural, uma vez que "a força do mar provoca o desassoreamento das terras, limpando a lagoa em termos de sedimento acumulado" adiando o seu desaparecimento.

Segundo o biólogo, "tratam-se de zonas muito importantes em termos de pesca". "Há muitas espécies de peixes que se reproduzem no mar, mas uma percentagem razoável entra para as lagoas e aí permanece até atingir a vida adulta".

A escolha das lagoas como "berçários" justifica-se por serem locais "ricos em termos alimentares", apresentarem "um clima mais ameno" e existirem "muito menos predadores", sublinha.

Depois, existem as outras espécies que precisam dos estuários, como as enguias. A nível europeu, Portugal, é quem mais recebe esta espécie. "Quando entra nos estuários já tem cerca de dois anos e meio, entre Outubro e Março. As lagoas e os estuários são fundamentais porque uma enguia não é capaz de passar da água salgada para água doce e é nestes estuários que fazem a adaptação gradual, completam o período de crescimento adulto e depois regressam ao mar para a postura", disse.

Quando atingem os 22 cm, as enguias estão na altura da primeira reprodução e "é importante que os pescadores apanhem estas espécies nesta altura de uma forma sustentável", defende o investigador que lembra: "A lagoa é um viveiro de peixes de grandes dimensões. Neste caso, Lagoa de Santo André, admite-se a pesca dos peixes, mas no que respeita as enguias convém obedecer ao tamanho das espécies e para atingirem o tamanho ideal as enguias necessitam de mais de um ano depois de entrarem na lagoa", estima.

A pesca da enguia fora do período normal "impede a reprodução, a arte que é utilizada deita por terra aquilo que a natureza constrói e a sua prática desequilibra o desenvolvimento sustentado", adverte António Antunes Dias.

Para o biólogo a diversidade biológica da lagoa "é muito importante", assim como a variedade das espécies, dos ecossistemas e habitats.

Saturday, November 18, 2006

Feira de Melides



Festa de Fim de Semana

A tradição ainda é o que era. Este final de semana a festa está no concelho de Grândola com a realização de mais uma edição da Feira Anual de Melides
Dias 17, 18 e 19 deste Novembro, são dias de romaria e claro momentos de muitas iguarias.

A visitar...

Organização da Junta de Freguesia de Melides

Friday, November 17, 2006

Paragem Obrigatoria

José, José...

Proxima Segunda feira, dia 20 de Novembro pelas 22 horas no Casino Lisboa:
José Cid
A Não Perder ... Entradas Livres

As estatisticas do Alentejo


Alentejo: Ficção ou Realidade

(Notícia completa no Diário Digital de 17 de Novembro de 2006)
por: Diario Digital/Lusa

Era assim que vinha referido no Diário Digital:
«Mais de 30 em cada 100 alentejanos vivem na pobreza, isto é, 180.000 pessoas, numa população de 535.000 habitantes», disse António Murteira, tendo como referência os residentes na região com rendimento mensal até 300 euros, o que perfaz 10 euros diários.
A estimativa foi avançada na abertura da conferência «Alentejo: Desigualdades, Pobreza, Solidariedade», promovida pela Casa do Alentejo e Revista Alentejo, em Beja, para analisar e debater novas políticas de combate àqueles fenómenos.».

Vale a pena reflectir...

Ver notícia completa em: Diario Digital

Monday, November 13, 2006

A Nossa Nova Sondagem


Participou ou não?... é a nossa questão.

Tem lugar hoje (14 de Novembro), em São Francisco da Serra a última reunião de Consulta Pública, integrada na acção designada por "Orçamento Participado' 06".
A nossa questão para resposta durante os próximos dias tem a ver precisamente com a partcipação da população nesta iniciativa.
Deste modo a questão proposta é:

Manifestou a sua opinião no Orçamento Participado do Município de Santiago do Cacém?

As respostas deverão ser dadas até ao próximo dia 20 de Novembro

Os resultados da nossa Sondagem...

O desafio que proposemos aos nossos "ouvintes" foi o seguinte:
Como considera que seja a capacidade de resposta do Alentejo Litoral em caso de ocorrência de catástrofes naturais?

A principal conclusão a retirar é a de que, a maioria dos inquiridos está efectivamente satisfeita com os meios de socorro que tem à sua disposição. Com efeito, 63% dos respondentes, assinalaram que no mínimo a capacidade de resposta do Alentejo Litoral, face à ocorrência de uma catástrofe será no mínimo, "Razoavelmente Boa", enquanto apenas 38% se demonstraram mais cépticos perante esta questão. De facto apenas 13% dos respondentes ou seja 2 individuos quiseram notar que essa capacidade de resposta é "Fraca ou Inexistente". Quatro individuos ou seja cerca de 25 % dos respondentes reconhece que existe alguma capacidade de resposta embora ela possa sempre ser melhor. Finalmente, será de notar que a resposta "A necessária quando solicitada" não chegou a ser a escolha de nenhum dos respondentes, ou seja no que diz respeito à capacidade de resposta por parte dos meios do Alentejo Litoral para socorro a catástrofes, a mesma ou se tem ou não se tem. Neste caso não haverá lugar à hipotese de se verificarem respostas neutras do tipo "A necessária, quando solicitada".

Estas e outras conclusões e/ou comentários poderão ser escutados durante as emissões da Antena Miróbriga.

Obrigado a todos aqueles que participaram...

Um Golfinho na Baía de Sines

Avistado golfinho na baía de Sines


Não temos foto, mas sabemos quem tem e que pode provar que a baía de Sines recebeu, a meio da tarde de ontem, domingo, uma visita inesperada. Talvez atraído por um cardume de peixes, um golfinho de uma familia "qualquer" banhou-se nas águas "gélidas" da baía de Sines e fez as delícias daqueles que apreciavam o cafézinho dominical, naquele que é, sem dúvida, o melhor "spot" para ver golfinhos: o Clube Naútico, bar do Xico.
A conversa na mesa do café começou assim:
- Ou muito me engano ou aquilo é uma gaivota, um golfinho ou uma baleia, disse o nosso amigo João apontando para o mar, justamente na altura em que o famoso animal acena na nossa direcção com a barbatana.
Estava desfeito o mistério, não era gaivota, nem baleia mas um golfinho de uma família "qualquer".
Gerou-se logo um burburinho, os miudos ficaram logo empolgados e dos adultos nem se fala. Seguimos a espécie para todo o lado, e ele estava a gostar do passeio. Falamos com a Policia Marítima que enviou para o local um "piquete" que não chegamos a ver até que o cansaço nos venceu e acabamos por "abandonar" o piqueno. O Carlos tirou fotos, muitas fotos, mas de rolo, não sabemos se estão em condições :-)
Mas já hoje soubemos que o golfinho estava a caçar e que até é normal aparecerem por estas bandas. O que quer dizer que a água é de boa qualidade e como estava "flat" o piqueno acabou por ir surfar lá para os lados dos Aivados.

Sunday, November 12, 2006

AMR Desporto (2ª Divisão AFS)


Quinta Jornada da 2ª Divisão da Ass. Futebol de Setúbal: Santo André é lanterna vermelha

AMR Desporto (1ª Divisão AFS)


Oitava Jornada da 1ª Divisão da Ass. Futebol de Setúbal: União de Santiago a meio da tabela

Friday, November 10, 2006

Saturday Night Fever


As calças à "Boca de Sino" estão de Volta




Será já amanhã, dia 11 de Novembro, que terá lugar esse grande espectáculo que é o Disco Fever´06, com a participação dos Kool & The Gang e dos lendários Chic.
Serão mais de sete horas a dançar, numa grande viagem pelas memórias dos anos 70.


Depois de um espectáculo de tributo a Stevie Wonder, protagonizado por músicos portugueses, entra em palco aquela que é considerada por muitos uma das bandas mais importantes do disco sound: Os Chic.
Os Kool & The Gang irão competar o cartaz desta festa que para além do concerto, será concerteza o folhear de muitos diários da nossa adolescência.

Chic
Chic é o nome de uma banda dos Estados Unidos formada entre 1975 e 1976 pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards.

Temas emblemáticos:
'Everybody Bance'; 'Le freak'; 'I Want Your Love'
(lembram-se...)

Kool & The Gang
Com cerca de trinta títulos contabilizados na discografia da banda, o Kool & the Gang é influência até hoje para artistas e apreciadores da boa e famosa black music.

Temas emblemáticos:
'Celebration'; 'Get Dow on It'
(let´s celebrate...)



Disco Fever´06
Lisboa, Pavilhão Atlântico - Parque das Nações
Dia 11-11-2006Sábado às 21h30 (portas abrem às 20h)

Thursday, November 09, 2006

Jazz em Sines


Música em Maré Alta

O concerto de Jacinta no Centro das Artes em Sines terá como intervenientes directos:

Jacinta - voz;
Rui Caetano - piano;
Jorge Reis - sax;
João Custódio - contra-baixo e
João Lencastre - bateria.

Depois de: "A Tribute To Bessie Smith", a voz portuguesa da prestigiada Blue Note Records - está de volta com o segundo álbum, um disco que será concerteza o tema forte deste concerto de Sines.
Com um reportório na sua grande maioria composto por temas de Duke Ellington, o novo registo de título: "Day Dream" apresenta Jacinta a interpretar temas de Thelonious Monk, Cole Porter e, pela primeira vez em disco, temas em português. José Afonso ("Canção de Embalar"), Tom Jobim ("Luiza") e Djavan ("Jogral") foram os autores escolhidos a que se juntam ainda 4 versões em português de temas de Duke Ellington. "Day Dream" foi gravado em Nova Iorque com uma naipe incrível de músicos americanos, entre os quais se destaca o saxofonista Greg Osby - um dos maiores nomes do jazz contemporâneo que assumiu ainda os créditos de produção.

No Centro das Artes em Sines, dia 11 de Novembro, cerca das 22 horas

Wednesday, November 08, 2006

Contas à Vida em 2007 (conclusão)



O Orçamento de Estado nos restantes muícípios do Alentejo Litoral


Concluímos hoje a divulgação do:
MAPA XX
TRANSFERÊNCIAS PARA AS FREGUESIAS
PARTICIPAÇÃO DAS FREGUESIAS NOS IMPOSTOS DO ESTADO – 2007

Unidade: euro

Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo)......................233 769
Alcácer do Sal (Santiago).............................................. 197 103
Comporta...........................................................................76 165
São Martinho.................................................................... 52 280
Santa Susana.................................................................... 71 960
Torrão...............................................................................179 779
ALCÁCER DO SAL (Total município............ 811 056

Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão.......... 92 274
Carvalhal...........................................................................52 712
Grândola..........................................................................287 670
Melides............................................................................104 337
Santa Margarida da Serra..............................................36 963
GRÂNDOLA (Total município)....................573 956

Bicos.............................................................................. 44 165
Colos...............................................................................73 298
Luzianes-Gare..............................................................55 932
Odemira (Santa Maria)...............................................69 785
Odemira (São Salvador)..............................................70 477
Pereiras-Gare...............................................................41 031
Relíquias.........................................................................70 575
Saboia..............................................................................89 632
Santa Clara-a-Velha......................................................61 007
São Luís.........................................................................107 253
São Martinho das Amoreiras.......................................86 392
São Teotónio...............................................................207 757
Vale de Santiago...........................................................46 068
Vila Nova de Milfontes................................................85 625
Zambujeira do Mar.......................................................42 158
Boavista dos Pinheiros.................................................48 854
Longueira/Almograve.................................................49 760
ODEMIRA (Total município).................1 249 769

fonte: Ministério das Finanças e Administração Pública; Direcção Geral do Orçamento
ligação aqui

Tuesday, November 07, 2006

Contas à Vida em 2007


O Orçamento de Estado em Santiago do Cacém
Numa altura em que todas as atenções estão voltadas para os números propostos para discussão no Orçamento de Estado 2007, aqui deixamos algumas referências ao conteúdo desse mesmo documento.

Mapa XX: TRANSFERÊNCIAS PARA AS FREGUESIAS
PARTICIPAÇÃO DAS FREGUESIAS NOS IMPOSTOS DO ESTADO – 2007

Unidade: Euro

Abela…………………………………………....................... 88 505
Alvalade ……………………………………........................117 308
Cercal ………………………………………........................119 290
Ermidas-Sado ………………………………........................75 118
Santa Cruz ………………………………….........................29 515
Santiago do Cacém……………………….........................136 316
Santo André……………………………….........................150 230
São Bartolomeu da Serra …………………........................45 784
São Domingos ………………………………........................82 968
São Francisco da Serra ……………………........................46 649
Vale de Água ………………………………..........................57 855
SANTIAGO DO CACÉM (Total município) .........949 538

O Orçamento de Estado em Sines

Porto Covo………………………………….....................…..... 48 276
Sines………………………………………….............................200 520
SINES (Total município)…………………................... 248 796


fonte: Ministério das Finanças e Administração Pública; Direcção Geral do Orçamento
ligação aqui

Monday, November 06, 2006

O Inquérito da Antena Miróbriga

Nova Sondagem de Opinião da AMR













Não questionando a eficácia dos meios de ajuda e socorro existentes no Alentejo Litoral desafiamos os nossos visitantes a dar a sua opinião sobre o seguinte:

Como considera que seja a capacidade de resposta do Alentejo Litoral em caso de ocorrência de catástrofes naturais?

As respostas deverão ser dadas até à próxima segunda-feira, dia 13 de Novembro.

Novo Mercado em Sines ou Não?










Os resultados da consulta de opinião Antena Miróbriga


Depois de mais uma semana de consulta da opinião proposta aos visitantes do Blog da AMR, temos resultados a contabilizar.
A pergunta proposta aos nossos "ouvintes" era:

Qual a melhor alternativa ao actual mercado em Sines?


Para se aferir qual resultado final, foram idealizadas cinco tipologias de respostas fechadas. Neste final de segunda-feira e por ocasião da contagem de votos para a referida questão, constatamos que num total de 11 respondentes, nenhum respondeu que a melhor alternativa ao actual mercado em Sines, seria a construção de um hipermercado, sendo a maioria dos respondentes apologista da ideia de construção de um novo edificio, mas que possa albergar um novo Mercado Municipal. Ou seja cerca de 45% prefere que a nova construção possibilite melhores condições para um novo mercado. Trinta e Seis por Cento dos respondentes (36%), ou seja a segunda opinião mais votada é claramente conservadora por forma a referir que: " Não há melhor alternativa, prefiro este mercado", ou seja as pessoas estão contentes com o actual Mercado Municipal de Sines.

Finalmente e obtendo o mesmo número de votos (9%) temos duas tomadas de posição distintas. Ou seja em cada um dos casos houve um ouvinte que escolheu, o que para si, seria a solução ideal. Nomeadamente, para estes ouvintes as opiniões dividem-se entre as situações de que a nova construção deveria albergar uma media superfície comercial e a posição que advoga a defesa do Comércio Tradicional.

A Antena Miróbriga irá divulgar e comentar estas e outras conclusões possíveis de retirar desta pequena sondagem, durante as suas emissões.

Obrigado aos participantes pela sua colaboração...








Ana Laíns em discurso directo

na Antena Miróbriga

A fadista Ana Laíns é a convidada especial

do Programa da Manhã, na AMR, esta terça-feira, dia 11 de

Novembro, para apresentar o seu disco de estreia "Sentidos". Composto por dez canções o

disco é "uma abordagem contemporânea ao fado, onde constam alguns temas mais

introspectivos com melodias simples ao estilo de embalar que, por vezes, nos remetem a um

imaginário de infância".

Durante as gravações, Ana Laíns fez-se acompanhar por Diogo Clemente na guitarra

acústica, Fernando Araújo no baixo, Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Vicky na

percussão, Ricardo Mota no violoncelo e Rúben Alves no acordeão, piano e melódica.

Sobre o álbum "Sentidos" vai ficar a saber muito mais logo pela manhã de terça-feira, numa

animada conversa entre Ana Laíns e Susano na Antena Miróbriga.

Friday, November 03, 2006

Revista de Imprensa (actualizada às 18 horas)

Press Release da Tempestade

Mau tempo: Mês de Outubro segundo mais chuvoso desde 1990O passado mês de Outubro foi o segundo mais chuvoso desde 1990 e o quarto desde 1931 e os valores médios da temperatura do ar foram superiores em todo o território, anunciou esta sexta-feira o Instituto de Meteorologia (IM).
O IM classificou o mês de Outubro de «extremamente chuvoso em quase todo o território», à excepção do Sotavento Algarvio, onde foi chuvoso.
Fonte do Instituto de Meteorologia (IM) adiantou à agência Lusa que o mês de Outubro de 1993 foi mais chuvoso desde 1990 e o de 1960 foi o que registou mais precipitação desde 1931.
De acordo com o IM, em Portalegre e Guarda, o mês de Outubro foi o «mais chuvoso desde 1941», tendo ultrapassado os maiores valores anteriormente registados.
«Os valores diários da quantidade de precipitação foram em geral muito altos, correspondendo entre 75 e 150% do valor médio mensal, em particular nas regiões do Norte e Centro», refere o IM em comunicado.
Segundo o índice meteorológico da seca, o território nacional estava, a 31 de Outubro, em situação de chuva fraca e chuva extrema, tendo terminado a situação de situação de seca fraca na região Sul.
Os valores médios da temperatura média e mínima do ar em Outubro «foram superiores aos valores médios» em todo o território, enquanto a temperatura máxima na região do interior Norte e Centro apresentou «valores médios inferiores ao respectivo valor normal», salienta.
O IM salienta ainda que foram verificados valores altos da temperatura do ar, em particular a partir do dia 26 de Outubro.
O IM registou hoje dois picos de precipitação nas estações de Alvalade, Santiago do Cacém e de Vila Real de Santo António.
As fortes chuvadas que caíram durante a madrugada de hoje inundaram vias de comunicação e habitações na freguesia de Abela, Santiago do Cacém, e terão causado centenas de milhares de euros de prejuízo, de acordo com o presidente da câmara local.
Também no Sotavento Algarvio, as chuvas durante a manhã de hoje causaram inundações em Vila Real de Santo António, Castro Marim e praias de Altura e Vila Nova de Cacela, além de condicionarem o trânsito.


Diário Digital / Lusa

in: Diario Digital

Revista de Imprensa (nova actualização)

Press Release da Tempestade

Prejuízos em Abela são de centenas de milhar de euros (act)O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, disse hojeque os prejuízos que o mau tempo causou nas aldeias da freguesia de Abela chegam às «centenas de milhar de euros ».
«O cenário é de calamidade. Estamos a falar de prejuízos de centenas de mi lhares de euros», disse à agência Lusa Vítor Proença, que se encontra na aldeia de Abela, hoje afectada por uma forte chuvada.
Vítor Proença adiantou que já pediu ajuda à governadora civil de Setúbal, Teresa Almeida, para que contabilize os prejuízos e reencaminhe para o Governo um pedido de auxílio à população, à Junta de Freguesia de Abela e à Câmara Municipal.

Diário Digital / Lusa

in: Diário Digital

Revista de Imprensa (actualizada)

Press Release da Tempestade


Santiago do Cacém: S. Domingos isolado pela chuva (act.)A localidade de S. Domingos, na freguesia de Santiago do Cacém, ficou, esta sexta-feira, parcialmente isolada devido à chuva.
O anúncio foi feito pelo Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, que está a avaliar os danos.
De acordo com a mesma fonte, isolada ficou também a zona de Monte da Vinha, em S. Domingos, sendo de prever que os estragos na freguesia de Santiago do Cacém sejam «avultados».

Notícia no Diário Digital

Revista de Imprensa

Press Release da Tempestade

O mau tempo no concelho de Satiago do Cacém, na noite de 2 para 3 de Novembro, foi assim retratado no Diário Digital:

Notícia às 8h: 20m

Mau Tempo: Freguesia de S. Domingos parcialmente isoladaA localidade de S. Domingos na freguesia de Santiago do Cacém, ficou hoje parcialmente isolada devido à chuva, segundo adianta o Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS), que está a avaliar os danos.
De acordo com a mesma fonte foi também afectada a zona de Monte da Vinha, em S. Domingos, prevendo-se que os estragos na freguesia de Santiago do Cacém sejam «avultados».
Fonte do CDOS adiantou que as fortes chuvadas que caíram cerca das 03h30 de hoje cortaram os acessos da localidade de S. Domingos com as Alvalade e Santiago, cuja estrada de ligação ficou destruída.
A localidade de S. Domingos tem apenas ligações com Vale Seco e Vale de Égua e pelo menos uma habitação, em mau estado de conservação mas habitada, ruiu.
As chuvadas que caíram durante a noite causaram também estragos na freguesia de Porto Covo, concelho de Sines, na zona envolvente da ilha do Pessegueiro.
De acordo com o CDOS, cinco habitações e dois restaurantes foram inundados e uma via de comunicação foi destruída nas proximidades da ilha.
Diário Digital / Lusa

Wednesday, November 01, 2006

Descubra as diferenças...




"Pão Por Deus" ou "Halloween"

Criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo, o Halloween foi uma festa inventada para marcar o fim oficial do Verão.
Assinalava-se assim o início do novo ano, o fim das colheitas, a renovação das leitas, o regresso dos rebanhos e o armazenamento das provisões para o Inverno.
A festa tinha mesmo vários nomes – como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol.
Acabou por ficar Halloween, adaptada de «All Hallows Eve», que significa véspera do Dia de Todos os Santos e é comemorado a 1 de Novembro.
Segundo a lenda conta-se que as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria.
Faz também parte da tradição nesta noite, andar vestido com fantasias de criaturas assustadoras de modo a afugentar os espíritos que à solta povoam as nossas vidas.

O Pão Por Deus...

A tradição no nosso país é bem diferente. O costume é, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saírem à rua em pequenos grupos para pedir o «Pão por Deus».
Depois de correrem toda a vizinhança, regressam a casa com os seus sacos de pano cheios de frutos, bolachas, rebuçados, castanhas e nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o «Dia dos Bolinhos». Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos – que é a homenagem do Dia de Finados, assinalado no dia seguinte, dia 2 de Novembro.
Neste dia é também costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados.

(Texto baseado na no artigo "Bruxas à Solta" da Revista Visão - 13 de Outubro de 2006)